domingo, 16 de agosto de 2015

Roupas X idade: como conciliar?






O acesso à informação, novos tratamentos, estímulo à uma vida saudável... tudo isso mudou a forma como os anos ficam estampados na nossa aparência. Ainda temos a ideia de que uma senhora de 60 anos, terá um coque baixo nos cabelos grisalhos, roupas sem graça e vida restrita à casa e aos cuidados de netos.
O fato é que, existe uma vitalidade pulsante nas pessoas, que engana os olhares dos observadores e muitas vezes o nosso. Digo, “nosso”, porque, mesmo contando cronologicamente minhas primaveras, não as sinto na forma de pensar, no modo de ser, o que me causa uma certa insegurança e dúvida em algumas situações.
Dia desses, fui convidada para uma festa, cujo pré requisito de entrada era estar vestido de preto e branco. Como mulher, fui catar no meu guarda roupa essa combinação e detectei que precisava de um short preto (a festa era de dia e informal). Lá fui eu, comprar o tal short, e comecei a entrar de loja em loja à procura. Chego na primeira loja, explico à vendedora o que desejo! Ela me olha e começa a mostrar micro shorts! Olho para ela, surpresa e digo:
- Moça, esses shorts são para uma adolescente de 16 anos! Ela me responde:
- Mas você é magra, seu corpo dá, vai ficar lindo!
Após alguma insistência dela, pensei que, antes de não aceitar a sugestão, deveria ao menos provar. Catei os shorts, comecei a prová-los e...  entrei em crise de identidade! (pra variar!) Realmente os shorts ficaram bem, vestiam divinamente, mas eu pensava: “parece as roupas que eu vestia com 18 anos... mas não tenho mais essa idade!” Então, eu tirava um e vestia outro: “Lindo, mas muito curto...vão achar que estou querendo ser cocotinha!” e acabava tirando! A moça de vez em quando vinha perto do vestiário e fazia aquela célebre pergunta:
- E aí, querida, está dando certo?
E eu:
- É... assim... mais ou menos...
Acabei parando no terceiro e decidindo procurar em outra loja. A situação se repetia em cada uma delas. Meu conflito de identidade só aumentava. Tinha short rasgado que me fazia parecer adolescente rebelde. Outro de couro, muito justo que, além de fazer minhas celulites pularem aos olhos, passava a ideia de periguete! Eu sempre tentava buscar nas atendentes uma consultoria de imagem, mas era uma busca em vão!
Na última loja que entrei, já muito frustrada e irritada, mal a vendedora foi abrindo a boca para me atender, fui logo dizendo:
- Estou à procura de um short preto que não seja muito curto, não seja rasgado, nem de couro e que seja adequado para uma mulher de quase 40 anos!
A vendedora me olhou meio surpresa, colocou um risinho no canto da boca e, finalmente, começou a me mostrar coisas que eram mais indicadas para mim.
Depois de quase um dia todo de busca, achei, finalmente, o bendito short que se encaixou nos padrões que julguei adequados. Mas, adequados baseado em que? Talvez em críticas que imaginei surgirem na cabeça das pessoas, se me vissem vestidas com aqueles outros shorts. Será que o olhar dos outros é tão crítico como meu olhar sobre mim mesma? Será que existe vestuário específico para cada fase da vida? Não deve prevalecer o conforto de estar com determinada roupa, em detrimento do que se determina como correto? Essas e muitas outras questões povoam meus pensamentos  e espero encontrar as respostas para cada uma e conseguir curtir cada ano à mais em paz... assim espero!



3 comentários:

  1. Adorei!!! Kkkkk... Ô dilema hein! Passei por isso recentemente e se eu te disser que eu terminei comprando o short rasgado cheio de brilhinhos encantados! Ainda comprei a blusa mostrando o umbigo. Comprei a empolgação das vendedoras pra usar o short na praia e a blusa com a trás pra frente, pra cobrir a barriga. Kkkkk... O fato é que eu me diverti a bessa, me achando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Afff! Muita angústia nessas horas! Mas o importante é se sentir bem e o resto que se exploda!

      Excluir
  2. Adorei!!! Kkkkk... Ô dilema hein! Passei por isso recentemente e se eu te disser que eu terminei comprando o short rasgado cheio de brilhinhos encantados! Ainda comprei a blusa mostrando o umbigo. Comprei a empolgação das vendedoras pra usar o short na praia e a blusa com a trás pra frente, pra cobrir a barriga. Kkkkk... O fato é que eu me diverti a bessa, me achando!

    ResponderExcluir